terça-feira, 26 de abril de 2011

Morihei Ueshiba O-Sensei e Sokaku Takeda

Morihei Ueshiba O-Sensei e Sokaku Takeda

Por Stanley Pranin

Este artigo traça um paralelo no relacionamento altamente significativo, porém pouco compreendido entre Morihei Ueshiba e Sokaku Takeda.
Deixe-me começar afirmando categoricamente que a maior influência técnica no desenvolvimento do Aikido é o Daito-Ryu Jujutsu. Esta arte, que é dita ser a continuação de uma tradição marcial do Clan Aizu tendo raízes de vários séculos atrás, foi propagada em diversas áreas do Japão durante os períodos Meiji, Taisho e início de Showa pelo famoso artista marcial, Sokaku Takeda. Conhecido tanto por sua proeza marcial quanto pela severidade de sua personalidade, Takeda utilizou suas habilidades em confrontos de vida ou morte em mais de uma ocasião.
Takeda tinha 54 anos quando Morihei Ueshiba o conheceu pela primeira vez no Hisada Inn em Engaru, Hokkaido, no fim de fevereiro de 1915. Este seria o começo de uma longa, tempestuosa, porém extremamente produtiva associação entre os dois, que duraria mais de 20 anos.

A exposição inicial de Ueshiba à prática do Daito-ryu incluiu três seminários de dez dias, em rápida sucessão, terminando no dia 4 de abril do mesmo ano. Os arquivos do Daito-ryu mostram que ele então participou de três outros seminários mestrados por Takeda, no ano seguinte, 1916. Além disso, Ueshiba convidou Takeda à sua casa e recebeu instrução intensa e particular nas técnicas altamente refinadas do Daito-ryu. Infelizmente, poucos detalhes são conhecidos sobre a duração ou as particularidades deste estudo.

Ueshiba deixou Hokkaido definitivamente em dezembro de 1919, após receber um telegrama contendo notícias de que seu pai estava muito doente. Ele deixou sua casa, uma estrutura modesta de madeira, aos cuidados de Takeda e retornou à sua cidade natal de Tanabe, fazendo uma parada em Ayabe, a base da religião Omoto, para rezar pela recuperação de seu pai. Foi aí que conheceu Onisaburo Deguchi, outra grande influência na vida de Morihei Ueshiba e o assunto do próximo artigo desta série.

Encontrando seu pai já morto ao chegar em casa, Ueshiba logo resolveu se mudar com sua família, que consistia na época de sua esposa, sua mãe e dois filhos, para Ayabe, na primavera de 1920. Sob insistência de Deguchi, Ueshiba abriu seu primeiro dojo, conhecido como "Ueshiba Juku", e ensinou Daito-ryu para estudantes cuja maioria consistia de membros da religião Omoto.

Dois anos depois, em abril, Sokaku Takeda apareceu em Ayabe com sua esposa, uma filha e seu filho de 6 anos, o atual mestre da Daito-ryu Tokimune Takeda. Determinar se Takeda se convidou ou foi convidado por Ueshiba a vir para Ayabe parece, no momento, impossível. As versões oficiais de fontes da Daito-ryu e do Aikido diferem consideravelmente neste ponto. O que é sabido é que Takeda permaneceu por cinco meses ensinando os membros do dojo Ueshiba Juku, e que ao fim deste período Ueshiba recebeu o certificado de "kyoju dairi", que lhe conferiu status oficial de instrutor da Daito-ryu. Takeda e Deguchi parecem não ter gostado um do outro, não surpreendentemente, apesar do líder da Omoto ter presenteado Sokaku com uma espada e um desenho feito à mão como presentes de despedida. De qualquer forma, tudo indica que o relacionamento entre o pequeno mais destemido Sokaku e seu aluno mais famoso, Morihei Ueshiba, era tenso durante o período Ayabe.
Após a saída de Takeda em setembro de 1922, os dois aparentemente se encontraram com pouca freqüência, porém ele visitou Ueshiba em várias ocasiões em seu dojo no Tóquio. Com tempo, Ueshiba se estabeleceu como um conhecido instrutor de jujutsu em Tóquio, enquanto Takeda continuava a viajar extensivamente pelo Japão, ministrando seminários cujos participantes eram, na maioria, pessoas proeminentes como juizes, policiais, oficiais militares e outros. Devemos enfatizar que apesar de Ueshiba e Takeda terem pouco contato direto a partir deste momento, eles continuaram a se corresponder. Além disso, Ueshiba, agora um professor certificado de Daito-ryu, entregou certificados de proficiência a seus alunos diretos possivelmente até 1937. Entre os recipientes dos diplomas de Daito-ryu de Ueshiba estão Kenji Tomiki, Minoru Mochizuki, Rinjiro Shirata, Gozo Shioda e vários outros.

Em termos psicológicos modernos, o relacionamento entre Morihei Ueshiba e Sokaku Takeda poderia ser caracterizado como um relacionamento de "amor e ódio". É difícil identificar fatos históricos, pois não existem muitas testemunhas vivas de vários eventos que discutimos. E até hoje, explicações emocionais que se contradizem entre si são oferecidas pelos sucessores de Takeda e Ueshiba. Está claro que Ueshiba tinha um respeito profundo pela habilidade técnica de Takeda, e que Takeda tinha o fundador do Aikido como um de seus alunos mais promissores.

Suspeito que a raiz dos problemas entre os dois seja a personalidade exigente de Sokaku, a atitude independente e orientação espiritual de Ueshiba, e os acordos financeiros vagos relativos às obrigações de Morihei como um instrutor certificado de Daito-ryu. A página do "eimeiroku" do Daito-ryu, datada 15 de setembro de 1922, em que Ueshiba recebe a certificação de "kyoju dairi", deixa claro que ele era obrigado a pagar uma taxa de registro de 3 yen a Sokaku para cada aluno que se matriculasse em seu dojo. Mais tarde, um acusou o outro de impropriedades relativas a assuntos financeiros, e informações de seu último encontro revelam a natureza não-resolvida dos desentendimentos entre eles. Deve também ser lembrado que Takeda conferiu o status de "kyoju dairi" para diversos indivíduos, incluindo Taiso Horikawa, Yukiyoshi Sagawa, Kotaro Yoshida, Kotaro (Kodo) Horikawa, e Takuma Hisa (Kiyoshi Watatani lista 29 em "Bugei Ryuha Dai Jiten"). Ostensivamente, todos estes indivíduos seriam responsáveis por pagar a mesma quantia a Sokaku sempre que ensinassem Daito-ryu. Considero altamente duvidoso que Ueshiba seria o único a ter dificuldades pessoais com Takeda referentes a assuntos financeiros.

Concluindo, gostaria de comentar sobre o que eu considero algumas das conseqüências positivas da conexão entre estes dois homens importantes do Budo do século vinte. Primeiro, como já mencionei antes, a dívida da técnica de Aikido para com Daito-ryu é imensa. É difícil encontrar um movimento no Aikido que não tenha originado nas formas de jujutsu de Takeda. Entretanto, a sobrevivência, disseminação e prospectos futuros do Daito-ryu como uma arte marcial tradicional japonesa foram garantidas pelo tremendo sucesso internacional do Aikido moderno. De fato, várias vezes ouvi praticantes de Daito-ryu se referirem à sua arte como Aikido! De qualquer forma, do ponto de vista histórico, as duas artes marciais estão intrinsecamente ligadas e permanecerão desta forma, apesar dos desentendimentos, pontos de vista pouco parciais e recriminações que foram perpetuadas até hoje. Com tempo, conforme o nosso entendimento dos eventos históricos passados acredito que será possível analisar o relacionamento entre o Aikido e o Daito-ryu jujutsu com mais objetividade, e que a dívida mútua destas artes será facilmente percebida.

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